quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012



Papo de Menina ~*



Quero ser...

Saiba tudo sobre as produtoras de moda




O ano está começando, mas se você está no colegial, já pode começar a pensar na sua carreira! Como muitas meninas adoram produções de moda, a Moleca Cheirosa ~* vai te falar algumas verdades e mentiras sobre as produtoras. Aquelas profissionais que fazem de uma simples peça de roupa, uma obra de arte para revistas e passarelas, sabe?

Verdades1. 24 horas no arQuem pensa que vida de produtora é só criar combinações de roupa, se enganou, a produtora de moda trabalha muito! E tem mais: o trabalho não termina quando a produção é finalizada. Ainda é preciso editar o material, enviar créditos de tudo o que foi usado, organizar devolução de roupas etc.

2. Mundo cruelO mercado é supercompetitivo. Para se destacar, você precisa trabalhar muito e direito! Nessa área, infelizmente, é
mais fácil ter pessoas que vão querer puxar o seu tapete. Por outro lado, há muita gente disposta a ajudar. Fique atenta!

3. Liberdade de escolha
Você pode trabalhar como contratada em revista, TV ou publicidade e pode escolher a vida de freelancer (bastante comum na área) e prestar serviço para diversos lugares e fazer vários tipos de trabalho.

4. Contato é tudo
Conhecer as pessoas certas é uma das “armas” mais valiosas de uma produtora de moda. São os contatos
profissionais que vão ajudá-la a realizar mais trabalhos, além de poderem indicá-la para outros projetos.

5. Sem diploma
A faculdade não é obrigatória, mas a candidata à profissão deve ter uma ótima bagagem cultural. Existem diversos cursos de curta duração que são válidos e ajudam quem quer entrar no meio. É bom lembrar que a exigência de um diploma, mesmo não sendo obrigatório, fica a critério do contratante. Mas cá entre nós, é sempre bom ter uma facu no currículo, né?

Mitos1. Muito glamour
A profissão não é tão glamurosa quanto parece. Às vezes, as pessoas confundem esse status com trabalhar com bons fotógrafos, cantores, atores e outros famosos. Na verdade, a produtora faz trabalho pesado, mesmo!

2. Pouca grana
Assim como em outras áreas, depende muito da função que você vai desempenhar e onde. No início, é comum fazer estágio com uma bolsa de baixo valor. Para quem já está no mercado, nos editoriais de moda para revistas não se ganha muito, mas vale a pena pelo seu crédito na revista e por trabalhar o seu lado criativo. Na publicidade, se ganha bem mais, mas você fica sujeita a uma série de condições impostas pelas agências e seus clientes.

3. Sempre linda
É uma lenda acreditar que a produtora tem de estar sempre impecável,maquiada e com as últimas roupas da moda. Claro, é preciso ter um bom senso, mas o segredo, de forma geral, é apostar em uma produção básica para o dia a dia. Até porque roupas muito elaboradas não são lá muito práticas para colocar a mão na massa – produtora vive correndo!

4. Portinha estreitaAo contrário do que se pensa, o mercado é grande e tem trabalho para todo o mundo. Mas, claro, depende muito mais de você: se for competente e fizer bem o seu trabalho, vai ser reconhecida e não vão faltar projetos.

5. Na faixa
Tem gente que acredita que produtora ganha montes de roupas de graça. Não é verdade. Pode até acontecer, mas não é regra. Na maioria das vezes, a profissional devolve as peças após as produções.

Eu sou!
“A faculdade tem muito trabalho e os alunos precisam ser organizados e interessados com o que acontece no mundo! Mas todo o esforço vale a pena quando vemos nossas criações virando realidade”. Juliana Montesanti, 20 anos, cursa Design em Moda no Centro Universitário Senac SP e faz estágio de produção de moda.

Tem tudo a ver se você: adora moda, cultura, arte, novidades e tendências.
Curso: existem aqueles que oferecem a possibilidade de trabalhar como produtora de moda. Nas faculdades, o mais comum é Moda (duração: 4 anos em média).
Salário inicial: em torno de R$1.500 – depende da área: editorial, publicidade, cinema etc.; ou como freelancer.

fontee : yes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário